NOSSA HISTÓRIA

Em 1613, como mostra um portal de granito na entrada do templo, foi erguida a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, no atual bairro de Irajá. Os relatos mostram que a construção foi do Padre Jesuíta Gaspar da Costa, seu primeiro vigário.

“Na época, a extensão geográfica da Paróquia era muito grande, abrangendo toda a zona suburbana, estendendo-se desde a Pedra Branca, na serra de Bangu, até Guaratiba, Campo Grande, Vasconcelos, Santíssimo, Camará, Bangu e Realengo e as regiões do Medanha e Guandu do Sena”, detalha o texto Templos Católicos do Rio de Janeiro, de Orlindo José de Carvalho.

📸 A imagem é de 1946, época em que ainda havia um crucifixo na frente da Igreja.

No ano de 1644, o Prelado Antônio de Marins Loureiro criou a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, sendo a Capela fundada pelo Pe. Gaspar da Costa elevada à condição de Igreja Matriz. Uma nova reforma foi efetuada em 1695, com a construção da Capela-mor e do coro, muitos anos após a fundação da nave.

Já no século XX, 1926, o então pároco Padre Januário Tomei conseguiu apoios e realizou nova reforma e a pintura da igreja de Nossa Senhora da Apresentação.

Embora tenha passado por muitas reformas, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação ainda mantém relíquias como o altar-mor, o sacrário e a pia batismal e a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, feita em madeira.

Os sinos atuais foram construídos a partir das peças do antigo, inaugurado pelo pároco Jan Kaleta em 8 de novembro de 1989, com a presença do cardeal na época, Dom Eugênio Sales.

*Trecho retirado da fonte: ARAÚJO, José de Souza Azevedo Pizarro e. Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro ao recôncavo do Rio de Janeiro.Arquivo da Cúria e da Mitra do Rio de Janeiro (ACMRJ), Rio de Janeiro, 1794

Praça Nossa Senhora da Apresentação, 272 - Irajá, Rio de Janeiro, RJ, Brazil